23 C
Rondonópolis
quarta-feira, janeiro 8, 2025

Buy now

Prefeitura de Rondonópolis apresentou a Rota do Progresso à imprensa neste sábado

A Prefeitura de Rondonópolis, através do Gabinete de Comunicação, realizou neste sábado uma Caravana denominada Rota do Progresso. A iniciativa teve o intuito de apresentar às imprensas local e estadual as principais obras da atual gestão do prefeito José Carlos do Pátio.

O programa durou todo o dia, passando por aproximadamente 15 empreendimentos voltados para a população. Em cada parada, os secretários das distintas pastas da gestão expuseram as principais ações para o desenvolvimento da cidade.  

O primeiro local visitado foi o distrito de Boa Vista, onde os jornalistas foram recebidos com um café da manhã no Centro Municipal de Educação Infantil Augustim Alves Oliveira, que passou por reforma.

Logo em seguida, o secretário municipal de Agricultura e Pecuária, Adilson do Naboreiro, explanou sobre os principais projetos implementados e as obras.

Entre elas, estão a construção de poços artesianos, manutenção das estradas rurais com nivelamento e cascalhamento, manutenção das pontes e manilhas além dos serviços prestados com a patrulha mecanizada

Por conta do incentivo à piscicultura, que já soma mais de 50 tanques de peixe na região, foi necessário construir o frigorifico Dionísio Passos dos Santos para ampliar a renda dos produtores locais.

A segunda parada da caravana foi no bairro Mathias Neves, com a visita ao ESF Firmino Nogueira de Souza, onde o secretário municipal de Saúde, Vinicius Amoroso pontou sobre como a pasta tem atuado em um atendimento mais humanizado e completo para a sociedade.

Uma das novidades é o programa “Saúde até você”, que visa o atendimento básico e aborda a prevenção por meio de um ônibus, que visita os bairros da cidade.

Outra exclusividade é a implementação do atendimento odontológico na aldeia indígena Tadarimana. Além das ampliações e reformas de várias unidades de saúde, bem como a construção de novas.

Contemplando a secretaria municipal de Educação, os jornalistas foram até o Residencial Dona Neuma conhecer a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Professora Maria Aparecida de Oliveira.

A responsável pela pasta, secretária Mara Gleibe, enfatizou o pedido do prefeito José Carlos do Pátio sobre uma educação mais inclusiva.

Agora, a rede conta com um circuito sensorial para essas crianças, parques infantis, biblioteca, livros e apostilas didático, além de aulas de teatro e música. Os alunos inclusive fizeram apresentações para os convidados.

Afim de mostrar como funcionam os empreendimentos residenciais para pessoas de baixa renda a secretária municipal de Habitação e Urbanismo, Huani Rodrigues apresentou o Residencial Melchiades Figueiredo, que surgiu de uma parceria público-privada com o Grupo FV.

Ela ainda ressaltou a importância da ampliação e expansão de novos empreendimentos como esse, que têm se tornado realidade na cidade como nos casos de residenciais da categoria Faixa 1, os bairros Altamirando, João Antônio Fagundes e Celina Bezerra.  

Outra notoriedade da pasta, fica a cargo da regularização fundiária, que já contemplou 62 bairros do município com aproximadamente mais de 18 mil famílias que receberam gratuitamente a escritura de seu imóvel, sendo uma das maiores do estado.

Voltando a falar sobre educação, só que agora a nível superior, as obras da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) em Rondonópolis seguem a todo vapor.

A secretária municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Neiva De Col pontuou a parceria público-privada com 5 empresas que estão realizando a construção dos blocos de sala de aula, auditório e refeitório.

O intuito da pasta é transformar a cidade em um polo educacional e que a busca por investidores é de suma importância, já que isso garantirá retorno para a população em políticas públicas para a qualificação dos próprios estudantes.

Finalizando a manhã na Rota do Progresso, o último ponto visitado foi o Parque Antônio Rodrigues do Nascimento, popularmente conhecido com Parque do Escondidinho, que foi inaugurado neste domingo.

Na ocasião, o secretário de Meio Ambiente, Leandro Bernardo pontou que este é o primeiro parque dos quatro que serão entregues para a população. O parque conta com um mirante, pista de skate, quadras de esporte, fonte de água, quiosque e praça.

Após o almoço, foi a vez de conhecer um pouco sobre o desenvolvimento econômico do município e sobre a sua infraestrutura.

Ambos os secretários, Alexsandro Silva e Claudine Logrado, respectivamente, falaram sobre suas pastas e como elas estão atreladas ao desenvolvimento da cidade.

Seja na geração de emprego, na liderança do município na importação e exportação e no empreendedorismo crescente com o Programa Rever.

Na infraestrutura, não tem como não citar a quantidade de obras em andamento, seja em pavimentação dos Distritos Industriais e bem como a revitalização de praças e novas construções.  

Depois, foi a vez de conhecer a unidade III João Gato da Coder, onde já funciona a usina de asfalto do município. Até novembro a meta é inaugurar a pavimentação com Concreto Betuminoso Usinado Quente (CBUQ).

A partir da gestão independente da companhia de economia mista, foi possível ampliar os serviços prestados como a recuperação e pavimentação de vias públicas, maior efetivo na limpeza das ruas, manutenção e ampliação da rede de iluminação, entre outros serviços.

Além do atendimento a sociedade rondonopolitana, a Coder atua nos distritos, como é o exemplo do Campo Limpo, Boa Vista e Nova Galileia.

As equipes de imprensa ainda conheceram rapidamente a praça Pôr do Sol, que fica no Residencial Sitio Farias, com parceria público-privada do Grupo NC.

A atração da praça fica por conta de uma fonte musical que terá no local, sem contar que é uma das maiores praças do estado.

Outro ponto de passagem foi pelo Residencial Celina Bezerra, onde foram construídos 1.152 apartamentos em 72 torres.

No local, o prefeito José Carlos do Pátio realizou a entrega de algumas escrituras e mostrou um apartamento decorado para as famílias que aguardam a inauguração, prevista para o mês que vem.

Quase finalizando a caravana, foi a vez de conhecer o futuro Centro Político Administrativo, que centralizará boa parte dos órgãos público, incluindo a prefeitura.

Ainda terá uma vila gastronômica no local, uma praça com playground e ciclovia. Além é claro, de uma grande avenida que ajudará no tráfego de veículos, pois interligará o bairro Alfredo de Castro ao Anel Viário.   

Para falar de qualidade de vida, não podemos esquecer da autarquia municipal de Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (SANEAR) que universalizou o tratamento de esgoto na cidade.

O Diretor Interino, Hermes Ávila, pontuou outras conquistas para a sociedade, como o aterro sanitário, os 4 ecopontos no município, a coleta seletiva com triagem de resíduos e a expansão da frota.

Para fechar o evento em grande estilo, a ultima parada foi no Casario da cidade, onde a Banda Municipal de Rondonópolis (BAMUR) realizou uma apresentação musical inaugurando seu novo uniforme adquirido com recursos próprios. Encerrando a noite, foi exibida a 1ª Mostra de Curta Metragem com produções locais.

Artigos relacionados

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias