Oficialmente, o verão começa às 11h49 (horário local) no hemisfério sul do planeta.
A estação, que é marcada pelo sol, temperaturas altas, chuvas, férias, praia, bronzeado etc, começa com o solstício de verão. Em atronomia, solstício é o ponto em que a terra se coloca em relação ao sol em que um dos hemisférios recebe maior volume de luz solar.
O planeta descreve sua órbita ao redor do sol, e o faz com uma inclinação que varia em ciclos de 41 mil anos. Atualmente, a inclinação da terra é de 23,5º. Isto faz com que a incidência de luz do sol sobre os hemisférios seja variável.
Em duas datas, 21 de março e 21 de setembro, temos o equinócio solar, momento em que os deois hemisférios recebem a mesma incidência de luz do sol. Nestes dois dias, o dia e noite têm a mesma duração, 12 horas.
Já em 21 de junho e em 21 de dezembro, ocorrem os soltícios. Em junho, ele marca o início do verão no hemisfério norte, e o inverno no sul. Em dezembro, ao contrário, o soltício marca o início do inverno no hemisfério norte e o verão no sul.
Neste dia, temos a maior diferença de tempo entre o dia e a noite. Neste solstício de verão, por exemplo, Rondonópolis terá o dia mais longo do ano, com 13 horas e 7 minutos de duração, e a noite mais curta do ano, com 10 horas e 53 minutos.