Devido ao feriado desta quinta-feira (21), Dia de Tiradentes, os servidores públicos do estado e de várias prefeituras da região devem alterar a rotina de funcionamento no final de semana. Amanhã apenas os serviços considerados essenciais, como a Saúde e a limpeza pública, funcionarão. Mas na sexta-feira (22) o funcionamento ocorrerá conforme as decisões de cada gestor.
No caso do Governo do Estado o decreto determinando o ponto facultativo deve ser publicado na próxima edição do Diário Oficial. Mas a Secretaria de Comunicação já divulgou a lista dos órgãos que funcionarão em sistema de plantão (veja abaixo)
Em Rondonópolis a mudança na rotina ocorrerá apenas amanhã. Na sexta-feira os servidores públicos do município terão expediente normal.
Já as prefeituras de Tesouro, São José do Povo, Pedra Preta e Guiratinga decidiram pelo funcionamento facultativo na sexta-feira. Nestes casos vão funcionar apenas os serviços de coleta de lixo, manutenção e distribuição do sistema de água e também as unidades de Saúde. O funcionamento normal será retomado na segunda-feira (25)
ESTADO
Conforme a Secretaria de Estado de Comunicação Ganha o ponto facultativo vale também para as escolas, mas as escolas têm autonomia para decidir pelo funcionamento ou não.
A reportagem não conseguiu a lista completa das escolas que manterão as atividades na sexta-feira, mas segundo a Seduc a informação foi prestada previamente pelos gestores de cada unidade aos alunos, pais e professores.
As unidades do Ganha Tempo só voltarão a funcionar na segunda-feira. Já os órgãos ligados à Secretaria de Saúde que prestam atendimento ao público (como a central de regulação) funcionarão em regime de plantão. A rede hospitalar do Estado e o Serviço de Atendimento de Urgência (Samu) trabalharão normalmente.
De acordo com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), operam normalmente, seguindo escala de plantão, os batalhões e unidades especializadas da Polícia Militar (PMMT), do Corpo de Bombeiros e da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), este último com as atividades do Instituto Médico Legal (IML), Criminalística e Identificação.
As Delegacias Especializadas de Roubos e Furtos (DERFs) trabalharão sob regime de sobreaviso, com atendimento presencial aos locais de crime que envolvam restrição à liberdade da vítima.
Quem precisar fazer registro de boletins de crimes como furto simples, extravio de documentos, injúria, ameaça, calúnia e desaparecimento de pessoas, e o pré-registro de crimes de outras naturezas, deverá acessar o site da Delegacia Virtual e registrar a ocorrência.
Eduardo Ramos – Da Redaçao