A inteligência dos Estados Unidos informou a uma comissão do Senado nesta terça-feira ter indicações de que Vladimir Putin pretende ocupar toda a região do Sul da Ucrânia, estabelecendo uma ponte terrestre até o enclave da Transnístria, na Moldávia, e bloqueando o acesso ucraniano ao mar.
A informação foi transmitida pela diretora de Inteligência Nacional americana, Avril Haines, à Comissão de Forças Armadas do Senado.
“Avaliamos que o presidente Putin está se preparando para um conflito prolongado na Ucrânia, durante o qual ele ainda pretende alcançar objetivos além do Donbass” , afirmou Haines. “Também vemos indicações de que os militares da Rússia querem estender a ponte terrestre para a Transnístria.”
A área citada inclui uma enorme faixa de terra e um extenso litoral nos mares Negro e de Azov, indo da área de Rostov-on-Don, no Oeste da Rússia, passando pelo Donbass, no Leste ucraniano, atravessando Odessa, no Oeste da Ucrânia, e alcançando o enclave da Transnístria, em território moldavo.
Haines acrescentou que, apesar disso, a Rússia não é capaz de alcançar todos esses objetivos sem declarar guerra oficialmente e decretar mobilização geral.
“Embora as forças da Rússia possam ser capazes de alcançar a maioria desses objetivos de curto prazo [no Donbass] nos próximos meses, acreditamos que não serão capazes de estender o controle sobre uma ponte terrestre que se estende até a Transnístria, incluindo Odessa, sem lançar alguma forma de mobilização”, afirmou.
FONTE: IG NOTICIAS