Umidade relativa do ar cai e Defesa Civil emite alerta de perigo em Rondonópolis
RISCO ALTO
Redação sexta, 09 de setembro de 2022 81 acessos

Ouvir reportagem Pause Continuar Parar
ADefesa Civil de Rondonópolis divulgou alerta hoje pedindo especial atenção da população para os riscos decorrentes da baixa umidade do ar. Além de um risco maior de incêndios florestais, a situação também pode gerar problemas graves de saúde.
O alerta foi expedido após a divulgação de dados apontando que a umidade relativa do ar está variando hoje (09) entre 20% e 12 % – condições equivalentes às de regiões desérticas.
“É muito importante que as pessoas evitem se expor ao sol sem necessidade e tomem bastante água para evitar a desidratação. Também solicitamos que sejam redobrados os cuidados com situações que possam resultar em incêndios”, destacou o chefe da Defesa Civil no município, João Mototaxi.
A baixa umidade do ar pode causar ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. Crianças e idosos são mais suscetíveis à esses problemas.
Já em relação aos incêndios a recomendação é para que as pessoas acionem o Corpo de Bombeiros aos primeiros sinais de fogo e denunciem quem praticar queimadas.
“Com o tempo seco qualquer fagulha pode desencadear um incêndio de grandes proporções”, explica João Mototaxi.
O alerta de hoje vale também outras regiões do estado.
Eduardo Ramos – Da Redação Folha Regional