24.1 C
Rondonópolis
segunda-feira, janeiro 6, 2025

Buy now

Abertura das Paralimpíadas de 2024 será no coração de Paris

O Comitê Organizador de Paris 2024 divulgou detalhes da Cerimônia de Abertura dos Jogos Paralímpicos nesta quinta-feira. Pela primeira vez na história, o evento será realizado fora de um estádio. O desfile dos atletas passará pelo coração da capital francesa, saindo da Avenida Champs-Elysées até a icônica Praça da Concórdia

– Esta cerimônia no coração da cidade é um forte reflexo da nossa ambição de aproveitar a realização dos primeiros Jogos Paralímpicos em nosso país e colocar a questão da inclusão de pessoas com deficiência no centro da sociedade – disse Tony Estanguet, Presidente do Comitê Organizador de Paris 2024.

Marcada para o dia 28 de agosto de 2024, a Cerimônia de Abertura será o pontapé inicial para o evento esportivo que durará 12 dias. O objetivo da organização é revolucionar a vida das pessoas com deficiência e da sociedade francesa em geral.

Coração de Paris

Durante a Cerimônia de Abertura, os atletas desfilarão por alguns dos mais belos marcos da capital francesa, localizados ao longo da rota entre os Champs-Elysées e a Praça da Concórdia.

A praça central de Paris tem um grande simbolismo na cultura e história francesas. Ele reflete de volta ao Iluminismo, que promoveu os valores de determinação, igualdade, inspiração e coragem – valores que o Movimento Paralímpico também compartilha.

– Em nome do Comitê Paralímpico Internacional (IPC) e do Movimento Paralímpico, quero expressar nossa imensa empolgação com o plano ousado e original de Paris 2024 de sediar a primeira Cerimônia de Abertura dos Jogos Paralímpicos fora de um estádio. Em uma cidade que reverbera na história, Paris está criando um novo momento no tempo sobre o qual as pessoas falarão nos próximos anos – disse o presidente do IPC, Andrew Parsons.

Cerca de 65 mil espectadores poderão assistir à Cerimônia de Abertura, o que equivale à capacidade de um estádio. Quatro palcos com eventos artísticos serão montados na Praça da Concórdia.

 Este festival de inclusão começa com a experiência verdadeiramente única de milhares de paraolímpicos desfilando pela avenida mais famosa do mundo. Que emoção incrível será entrar na Champs-Elysées e depois fazer a viagem até a Praça da Concórdia, o tempo todo sendo emoldurado pelo Arco do Triunfo e pelo Louvre. Acho que vai ser uma coisa linda e um evento único na vida que ficará em todas as nossas histórias – comentou o presidente.

O Comitê Organizador de Paris 2024 está trabalhando com o IPC, o Comitê Paralímpico e Esportivo Francês (CPSF) e as autoridades locais relevantes para garantir que o evento seja totalmente acessível.

– Como a cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 é uma estreia histórica, seu conceito de grande escala e público é, acima de tudo, uma grande fonte de inspiração para mim – disse Thomas Jolly, diretor artístico das cerimônias de Paris 2024.

As partidas de futebol de cegos serão disputadas aos pés da Torre Eiffel — Foto: Paris 2024

As partidas de futebol de cegos serão disputadas aos pés da Torre Eiffel — Foto: Paris 2024

Jogos Abertos

Assim como a Cerimônia de Abertura, as competições esportivas também serão realizadas em locais emblemáticos da cidade. Por exemplo, as partidas de futebol para cegos serão realizadas aos pés da Torre Eiffel, eventos equestres nos jardins do Castelo de Versailles, enquanto as competições de esgrima em cadeira de rodas e parataekwondo serão disputadas no Grand Palais.

Os Jogos Paralímpicos de 2024 contarão com 4400 atletas, além de 2500 acompanhantes, de até 184 países. Serão 549 eventos de 22 modalidades diferentes.

O programa contará com as mesmas modalidades da última edição (Tóquio 2020): atletismo, badminton, basquete em cadeira de rodas, bocha, canoagem, ciclismo, esgrima em cadeira de rodas, futebol de cegos, goalball, halterofilismo, hipismo, judô, natação, remo, rúgbi, taekwondo, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, tiro com arco, tiro esportivo, triatlo e vôlei sentado.

G1

Artigos relacionados

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias