21.8 C
Rondonópolis
terça-feira, abril 8, 2025

Buy now

Morre Yanomami que teve foto divulgada com desnutrição grave

A associação Yanomami Urihi divulgou uma nota em suas redes sociais informando que a indígena ianomâmi, que teve sua foto divulgada apresentando grave situação de desnutrição, morreu. A entidade ainda pediu que as pessoas parem de compartilhar a imagem da indígena, em respeito aos costumes culturais do grupo.

“Na cultura Yanomami, após o falecimento, não pronunciamos o nome da pessoa, queimamos todos os seus pertences, e não permitimos que fotografias permaneçam sendo divulgadas. Estamos vivenciando uma crise humanitária, e sabemos que o governo se mobilizou buscando ações que ofereçam todo o suporte que a população necessita neste momento. É um momento triste, mas continuamos com toda força para que o povo Yanomami tenha sua dignidade de volta”, informou o grupo neste domingo (22), no Instagram.

Segundo o Ministério dos Povos Originários, comandado pela ministra Sônia Guajajara , ao menos 99 crianças da comunidade indígena Yanomami já morreram devido o avanço do garimpo ilegal na região.

As mortes foram causadas, na maioria dos casos, por desnutrição, pneumonia e diarreia. As vítimas são crianças de um a quatro anos, e os dados são referentes ao ano de 2022.

Ainda de acordo com o Ministério há uma estimativa de que, ao menos, 570 crianças foram mortas pela contaminação por mercúrio, desnutrição e fome no território.

IG NOTÍCIAS

Artigos relacionados

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias