26.3 C
Rondonópolis
sexta-feira, abril 11, 2025

Buy now

Macron acena a Lula com plano para fim da guerra na Ucrânia

Apesar de a proposta do governo brasileiro de criar um grupo para negociar o fim da guerra na Ucrânia não ter empolgado o presidente norte-americano Joe Biden, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ganhou um aliado para a ideia de pelo menos falar sobre a paz: a França. Nas redes sociais, o presidente francês Emmanuel Macron comentou neste sábado uma postagem do brasileiro, no qual explicava que havia falado da necessidade de estabelecer a paz na Ucrânia. Em resposta, Macron deu sinais positivos, afirmou que existe um plano com dez pontos e que França e Alemanha estariam dispostos a dialogar..

Lula disse que conversou com Biden sobre “o que já tinha dito ao presidente Emmanuel Macron e ao chanceler [alemão] Olaf Scholz sobre a necessidade de criarmos um grupo para trabalhar pela paz e o fim da guerra no mundo”. “É preciso parar de atirar, se não, não tem solução”. Como resposta, Macron afirmou que a paz estava “no coração das discussões em Paris durante a visita histórica do presidente Zelensky, com o chanceler Scholz”. Segundo ele, a Ucrânia mostrou “coragem ao iniciar uma conversa com seu plano de paz de dez pontos”. “Vamos juntos nessa base, presidente Lula”, completou o francês.

Lula leva proposta para China No caso brasileiro, a proposta é um pouco diferente. Lula acredita que a mediação precisa acontecer por países que não estão envolvidos no conflito. Nas próximas semanas, o brasileiro ainda irá levar a proposta para o governo da China quando se reunir com o presidente Xi Jinping. Já em abril, o Itamaraty vai receber o chanceler russo, Sergey Lavrov. Lula encampou a ideia que o timorense José Ramos-Horta, prêmio Nobel da Paz, o apresentou de criar um bloco com países que não estão envolvidos na guerra para permitir a criação de canais de diálogos. Nos EUA, a proposta é vista com hesitação e a Casa Branca insiste que qualquer grupo precisa, antes, reco.

FONTE: UOL

Artigos relacionados

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias