Um levantamento feito pelo site Primeira Hora levando em consideração os vereadores eleitos desde 1996 mostra que pelo menos 15 ex-parlamentares estarão na disputa eleitoral desde ano.
Os ex-vereadores Alcimar Borges, Luciene Soares de Lima, José Ferreira Lemos Neto, o Juca Lemos e Lourisvaldo Manoel de Oliveira, o Fulô. que fizeram parte de vereadores eleitos em 1996 confirmaram que serão pré-candidatos neste ano. O grupo fez parte de uma legislatura que ficou marcada pela Comisão Especial de Inquérito (CEI) que culminou com a renúncia do ex-prefeito Alberto de Carvalho, em 1998.
No lugar de Alberto, assumiu Percival Muniz.
Para completar a lista está Mariuva Valentim Chaves, que foi eleita pela primeira vez em 2000 e Manoel da Silva Neto, o Dr. Manoel e o também médico Diassis Tobias, o Dr Diassis.
Além disso são pré-candidatos os ex-vereadores : Fábio Cardozo, Jailton Dantas, o Jailton do Pesque Pague, Mauro Campos, Elton Mazett, Ibrahim Zaher e Rodrigo da Zaeli, que disputaram e venceram em 2012. Em 2020, Jailton e Rodrigo, decidiram não disputar e voltam agora pelo PL. Fabio e Mazette foram reeleitos em 2016 e ficaram como suplentes em 2020. Ibrahim foi candidato a vice na chapa de Thiago Muniz.
Tanto Rodrigo como Ibrahim chegaram a presidência da Câmara, assim como Fulô.
Na geração eleita em 2016, vão tentar voltar à Orestes Miraglia, Bilu do Depósito de Areia e João Mototáxia, os três tentaram sem sucesso a reeleilção em 2020.
Vice
O ex-vereador Hélio Pichioni não deve tentar uma vaga na Câmara de Rondonópolis. Ele, no entanto, está filiado ao Podemos é tem o seu nome cotado para ser vice do deputado estudual Cláudio Ferreira, o Paisagista, que é pré-candidato a prefeito pelo PL. Ele foi secretário de Saúde na gestão de J. Barreto, entre 89 a 92 e de Percival Muniz entre 98 a 2000. Ele foi eleito vereador em 2000, 2004, 2008, 2012 e 2016. Em 2020, decidiu não disputar a reeleição.
Lucas Perrone