O Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear) deu início a um ambicioso projeto de modernização de sua gestão, incorporando ferramentas e técnicas de Gestão Ágil. Este projeto visa aprimorar o planejamento, a execução e a aferição dos resultados das ações desenvolvidas pela autarquia.
Com três objetivos principais, o projeto busca: preparar a atualização e sistematização do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), criar e instituir um regulamento geral de atuação, e estabelecer regras de procedimentos para todos os setores do Sanear – Operacional, Técnico, Administrativo, Financeiro, Jurídico e Comunicação.
Diretores e representantes de diversos setores estão participando de um treinamento intensivo e vão conduzir o projeto sob a supervisão da consultora Dóris Garisto Lins. Com mais de 35 anos de experiência, Dóris já atuou como consultora do Governo Federal e em projetos semelhantes em municípios de Minas Gerais, Maranhão e São Paulo. Ela destaca que “a Gestão Ágil é utilizada nas maiores empresas do mundo, ajudando a reduzir falhas, melhorar a produtividade e permitir uma gestão capaz de se antecipar e reagir às mudanças com mais eficiência”.
Antonieta Garcete de Almeida, diretora administrativa-financeira do Sanear, afirmou que as mudanças serão definidas e implementadas ao longo de 12 meses. “Vamos identificar os gargalos e preparar a equipe para os novos procedimentos. Queremos atender o cidadão cada vez melhor, com rapidez e economia”, ressaltou.
As mudanças internas serão introduzidas por atos administrativos, enquanto as alterações no PMSB passarão por audiências públicas e serão encaminhadas à Câmara Municipal para análise e deliberação final.
Hermes Ávila, Diretor-Geral do Sanear, sublinhou a importância da iniciativa. “Esta é uma das mais importantes mudanças implementadas pela autarquia nos últimos anos. Precisamos estar sempre atentos à gestão, verificando o que há de melhor no país e no mundo e trazendo estas inovações para o Sanear”, afirmou. Ele também enfatizou a importância da participação dos colaboradores para consolidar o Sanear como principal agente no desenvolvimento do município.
O Sanear universalizou os serviços de água tratada, esgoto e coleta de resíduos e hoje é referência nacional em saneamento básico. A autarquia atua em todos os bairros da cidade e em várias comunidades rurais.
Fonte: Ascom – Sanear