26.1 C
Rondonópolis
segunda-feira, janeiro 20, 2025

Buy now

Alerta: Nível do Rio Vermelho sobe e ultrapassa 5 metros

No início da noite do dia (17), o nível do Rio Vermelho chegou a 5,05 metros, de acordo com a medição realizada pela Defesa Civil Municipal na região da Vila Mamed.

A situação representa um nível de alerta alto no município já que há possibilidades do rio começar a represar e causar alagamentos. Ainda segundo a Defesa Civil, o fluxo do rio estava correndo normalmente durante o início da noite, mas as equipes seguiam monitorando a situação.

Rondonópolis tem registrado fortes chuvas nos últimos dias, o que tem preocupado moradores da região.

Quando o nível do rio passa de 5 metros, as chances de alagamento no Parque das Águas, Cais e vias como a Rua Floriano Peixoto, Rua Rosa Bororo e Avenida Amazonas aumentam e colocam em risco as pessoas que moram ou trafegam por esses locais.

Nos últimos anos, o aumento do nível do rio chegou a causar graves alagamentos em Rondonópolis. Em algumas situações, famílias tiveram as casas invadidas pelas águas do  Ribeirão Arareau que foram represadas pelo Rio Vermelho e  moradores da Comunidade do Miau, localizada na região da Rodovia do Peixe, chegaram a ficar ilhados, necessitando de resgate com a utilização de barcos.

Na última semana, a Prefeitura de Rondonópolis emitiu um alerta sobre o aumento do nível das águas do Rio Vermelho e acionou os órgãos públicos e concessionárias de serviços essenciais para adotar medidas preventivas e garantir a preparação em caso de emergências.

Ainda de acordo com a Defesa Civil, as equipes estão em alerta para agir caso o nível aumente mais nos próximos dias e o plano de ação seja necessário.

A orientação é que os moradores das áreas ribeirinhas e de risco redobrem a atenção e evitem banhos em rios e locais sujeitos a alagamentos. Em caso de emergências, a recomendação é buscar abrigo seguro e seguir as orientações das equipes de resgate.

Aviso após chuvas

A Prefeitura de Rondonópolis e o Sanear emitiram um alerta aos motoristas, ciclistas e pedestres para que evitem a baixada da Rua Campo Grande, paralela à Avenida Goiânia, devido à cratera que se abriu em decorrência do rompimento das redes de galeria de água pluvial após chuvas registradas no município. O local está isolado e o Sanear deve começar as obras de recuperação da galeria neste sábado (18).

Fonte Jhayne Lima 

Artigos relacionados

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias