22 C
Rondonópolis
quinta-feira, abril 3, 2025

Buy now

I Encontro Mato-Grossense de Terapias Integrativas e Complementares para Mulheres acontece em Rondonópolis

Hoje 28 de março, Rondonópolis sediará o I Encontro Mato-Grossense de Terapias Integrativas e Complementares para Mulheres. O evento, que ocorre a partir das 17 h no Centro Cultural José Sobrinho, tem entrada franca e vagas limitadas. A iniciativa é promovida pela “Associação Mãos que Cuidam” e tem como tema central a saúde mental e o cuidado de si e do outro, bem como chamar a atenção para a efetivação da legislação sobre as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), além de sua ampliação na oferta aos cidadãos.

A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde traz abordagens terapêuticas que visam a prevenção de doenças, a promoção da saúde e a recuperação do bem-estar físico e emocional dos indivíduos. Baseadas na escuta acolhedora e na construção de laços terapêuticos, essas práticas estabelecem uma conexão entre o ser humano, o meio ambiente e a sociedade. Essas terapias são atualmente ofertadas gratuitamente pelo SUS, contemplando 29 diferentes procedimentos.

A presidente da Associação Mãos que Cuidam, Denilda Lima, explica que essas práticas têm um impacto significativo na Rede de Atenção à Saúde, com uma visão ampliada do processo saúde-doença e a promoção do autocuidado estão entre os principais fundamentos dessas abordagens terapêuticas, que consideram aspectos físicos, emocionais, mentais e sociais do indivíduo.

O evento também assume um papel fundamental na discussão sobre saúde mental, especialmente em um momento em que questões como ansiedade, depressão e estresse crônico se tornam cada vez mais comuns na sociedade. Criar esse espaço de debate permite ampliar o conhecimento sobre práticas terapêuticas que podem complementar os cuidados convencionais, promovendo bem-estar emocional e qualidade de vida.

O evento será um espaço de discussão sobre a ampliação das PICS no SUS e a importância da efetivação de políticas que garantam o acesso da população a essas práticas de forma mais abrangente e estruturada.

As mesas de debate serão três: Políticas Públicas, Direitos e Sociedade; Saúde Mental e Terapias Integrativas e Complementares; e Espiritualidade e Saúde Mental.

Para mais informações sobre inscrições e programação, os interessados devem entrar em contato com a organização do evento pelas redes sociais @associacao.maosquecuidamd.

O evento conta com vários parceiros e colaboradores, dentre outros: Gedifi/Unemat; Instituto Professora Coraci; Neabi Quilombo; Associação Araxá etc.

Virou Notícia

Artigos relacionados

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias