21.2 C
Rondonópolis
sábado, dezembro 28, 2024

Buy now

EUA convocam reunião da ONU sobre tentativa de lançamento de satélite da Coreia do Norte

Os Estados Unidos convocaram uma reunião do Conselho de Segurança da ONU para a sexta-feira para discutir a tentativa de lançamento de satélite da Coreia do Norte nesta semana, disse o porta-voz da missão norte-americana nas Nações Unidas.

O lançamento na quarta-feira foi uma tentativa da Coreia do Norte de colocar seu primeiro satélite espião no espaço, mas acabou fracassando: o propulsor e a carga caíram no mar. 

Washington condenou o lançamento, dizendo que o ato usou a tecnologia de mísseis balísticos violando múltiplas resoluções do Conselho de Segurança da ONU, e arriscando desestabilizar a situação da segurança na região e além. 

O porta-voz da missão dos EUA nas Nações Unidas, Nate Evans, disse que os Estados Unidos convocaram uma reunião aberta sobre o lançamento, o que significa que os procedimentos serão transmitidos ao vivo.

Outro diplomata da ONU disse que a convocação foi feita em conjunto com Albânia, Equador, França, Japão, Malta e Reino Unido. 

Após o lançamento fracassado, a norte-coreana Kim Yo Jong, irmã do líder Kim Jong Un, disse que seu país logo colocaria um satélite espião militar em órbita e prometeu que Pyongyang aumentaria sua capacidade de vigilância militar. 

Na quinta-feira, o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, disse em Tóquio que “os programas nucleares e de mísseis perigosos e desestabilizadores da Coreia do Norte ameaçam a paz e a estabilidade na região”. 

TERRA

Artigos relacionados

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias