22.8 C
Rondonópolis
domingo, abril 6, 2025

Buy now

Rússia corta fornecimento de gás para a Finlândia

O 87º dia de guerra no Leste Europeu, neste sábado (21), foi marcado pela Rússia reivindicando a conquista total de Mariupol, com a afirmação de que os últimos soldados ucranianos entrincheirados na usina de Azovstal se renderam na sexta-feira —o presidente Volodimir Zelenski dissera que seus militares haviam orientado os últimos combatentes no local que eles poderiam sair e salvar suas vidas.

Segundo o porta-voz da Defesa, o ministro Serguei Choigu informou ao presidente russo, Vladimir Putin, “o fim da operação e a libertação total do complexo de Azovstal e da cidade de Mariupol”. A batalha pela região da siderúrgica, que durou meses, é um passo importante no objetivo de Moscou de controlar a região do Donbass e conectar por terra a Crimeia, anexada em 2014, ao oeste russo.

Ainda neste sábado, os russos lançaram o que parece ser uma grande ofensiva em Severodonetsk, território ainda sob controle ucraniano em Lugansk, e disseram ter destruído um depósito na região de Jitomir com armas fornecidas por países do Ocidente.

Por fim, as empresas de gás da Finlândia e da Rússia confirmaram que o fornecimento do produto a Helsinque foi suspenso, em uma retaliação direta aos movimentos do país nórdico em direção à Otan.

FONTE UOL

Artigos relacionados

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias