A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (4), um acordo entra Brasil e Israel que diz respeito a um intercâmbio de informações sigilosas entre autoridades dos dois países.
A proposta, que agora segue para análise do Senado, estabelece algumas normas para definir quais as pessoas que têm o direito de acessar os dados trocados. O texto define também parâmetros para preservar o grau de sigilo dos documentos e regras para o compartilhamento das informações com outros países.
“O acordo é extremamente benéfico para as relações bilaterais, pois permitirá que o Brasil tenha acesso a tecnologias avançadas que Israel protege por meio de instrumentos dessa natureza”, afirmou.
Luizão Goulart (Solidariedade-PR), deputado e relator na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, seguiu a mesma linha de Eduardo e apoiou a decisão do Plenário da Câmara.
“O acordo contribui para o aprimoramento da segurança em matéria de troca de dados entre os serviços de informação de Brasil e Israel, incluindo projetos que envolvam transferência de tecnologias nos campos militar e de segurança, além de outros que possam ser incluídos no futuro”, destacou.
IG NOTÍCIAS