O Cuiabá confirmou a sua presença no Campeonato Brasileiro da Série A de 2023. Em jogo realizado ontem (13), na Arena Pantanal, o Dourado venceu o Coritiba sem problemas por 2 a 1 com gols de Alan Empereur e Jonathan Cafu. Gamalho descontou para o Coxa no segundo tempo.
Na partida, o Dourado ainda chegou a ficar com um homem a mais na etapa final, após a expulsão de Alef Manga, mas não teve tanta facilidade, após Deyverson perder um pênalti quando a equipe vencia por 2 a 0.
O Dourado encerra o campeonato na 16ª colocação, a um ponto do time curitibano que, com a derrota, não conseguiu o objetivo de ficar com uma vaga na Sul-Americana. Um grande público – mais de 17 mil pessoas – compareceu à Arena Pantanal em uma tarde muito quente e vibrou muito com a vitória do Cuiabá. Pelo terceiro ano consecutivo, os mato-grossenses irão figurar na elite do futebol brasileiro, em 2023.
Primeiro tempo
Dependendo apenas de si para se manter na Série A, o Cuiabá começou a partida bastante superior. O empate já era suficiente, mas o Dourado não quis dar sopa ao azar e empilhou oportunidades de gol na etapa inicial. O placar de finalizações ficou em 10 a 3 para o time da casa. Logo aos cinco minutos, Deyverson acertou o travessão. O goleiro Gabriel Vasconcelos segurou enquanto pode e fez ótimas defesas em cabeçacas de Joaquim e do camisa 9 do Cuiabá. O Coritiba conseguiu uma única boa chance, quando Régis filizou cara a cara e Walter segurou. O primeiro gol veio aos 36 minutos, com Alan Empereur, completando cobrança de escanteio. Aos 43, Jonathan Cafú ampliou. Ele recebeu bom passe de Deyverson e precisou finalizar duas vezes para vencer o arqueiro do Coxa.
Segundo tempo
O Coritiba voltou melhor do intervalo e parecia determinado reagir. No entanto, perdeu Alef Manga no início da etapa final, expulso após receber dois cartões amarelos em sequência. Depois disso, o Cuiabá controlou as ações e chegou a ter chance de ampliar, mas Deyverson perdeu pênalti. O Dourado diminuiu o ritmo, parou de buscar o gol e deu espaços ao Coxa, que diminuiu o placar com Léo Gamalho. A reação não passou disso e o placar terminou com vitória por 2 a 1 do Cuiabá, que confirmou a permanência na Série A do Campeonato Brasileiro.
Nunca caiu
O Cuiabá nunca foi rebaixado em sua história. Conquistou o acesso na Série D do Brasileiro em 2011, foi vice-campeão da Série C em 2018 e subiu para a elite nacional de forma inédita na edição de 2020 da Série B. Caçula entre os times da Série A, com 21 anos de fundação, o Cuiabá vai para sua terceira participação consecutiva no Brasileirão em 2023.